sexta-feira, 29 de abril de 2016

DICAS DE PORTUGUÊS: Dia-a-dia ou dia a dia?

A VOZ DA BLOGUEIRA De repente você começa a escrever e vem aquela dúvida cruel: Com hífen ou sem hífen? Aí você pensa em recorrer ao seu queridíssimo e amado Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa e se lembra que ele é tão antigo que em seu conteúdo nada consta a respeito do "Novo Acordo Ortográfico". Ah, abençoada internet... Que Deus me ilumine para que eu faça um bom uso de Ti.  Basta um "OK GOOGLE" -  Dia a dia Novo acordo Ortográfico. E Pronto, eu fui salva! kkkk

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvFodLmW9hcTyljfHt2xzZANn1iWTNeJoWwZfmEqSmGa3pJgLfD0sqDL-s9ySEDXkrr29i5PHMj7K1galmwzIPaTSOHJIUozEAW7vpJvW9BTj8RuYgLerefxDBwD02EOBmvbv-ki8t1Ro/s1600/mania+de+desenhar+olhos.png

DIA A DIA -

 É ASSIM QUE SE ESCREVE AGORA!

http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/redacao-enem-vestibular/files/2014/07/122399237.jpg

"As expressões dia a dia e dia-a-dia, antes do Novo Acordo Ortográfico, eram diferenciadas pelo uso do hífen para destacar funções diferentes, logo: quando tinha função de substantivo, ou seja, sentido de cotidiano (usava-se hífen); quando tinha função de advérbio, ou seja, sentido de diariamente (usava-se sem hífen). Depois do Novo Acordo Ortográfico, temos a simplificação da utilização desta locução, conforme expressa a regra: As palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação (representado por uma preposição, artigo ou pronome) já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão em estudo (dia a dia), há ainda outras, como: pé de moleque, lua de mel, carne de sol, fim de semana, etc".
Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/qual-e-o-certo-dia-a-dia-ou-dia-a-dia

Nenhum comentário:

Pesquise aqui...


“Como professor, não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância, se não supero permanentemente a minha”. Paulo Freire
Powered By Blogger

ARQUIVO DO BLOG